FAQ: Perguntas Frequentes
Dúvidas Gerais
1. Como faço para montar os mapas de compactação?
Se for utilizar o DataFarm, a única restrição é que o contorno dos talhões/glebas devem ser desenhados antes de subir os pontos. Apesar de ser recomendado, não é obrigatório fazer planejamento de pontos nem utilizar o App DataFarm Coleta. Você pode simplesmente ir a campo fazer as medições, desenhar os contornos no DataFarm e subir os arquivos para gerar os mapas. Faça download do Guia passo a passo do Sistema DataFarm na aba "Manuais" acima.
2. Preciso assinar o DataFarm para usar o equipamento?
Não. O equipamento é compatível com a maioria dos softwares existentes no mercado, inclusive softwares gratuitos como o QGIS. O formato do arquivo segue o padrão GIS, com latitude, longitude e uma medição por linha. Você compra o equipamento e ele é 100% seu para sempre, nenhuma funcionalidade dele deixará de funcionar ou exigirá assinaturas.
3. Se eu comprar o equipamento eu ganho o DataFarm?
Não. A compra do equipamento e a assinatura do DataFarm são coisas independentes. Se você pretende comprar o penetrômetro e deseja testar o DataFarm fale conosco!
4. Consigo fazer mapas interpolados sem usar o DataFarm?
Sim. O equipamento é compatível com a maioria dos softwares de mapas do mercado, inclusive softwares gratuitos como o QGIS. O formato do arquivo segue o padrão GIS, com latitude, longitude e uma medição por linha.
5. Como eu sei que o solo está bom pra fazer a medição?
A norma ASAE S313.3, criada pela American Society of Agricultural Engineers estabelece o padrão para a medição do chamado Índice de Cone (Cone Index), que seria a resistência à penetração. Nessa norma temos a recomendação da medição da resistência à penetração com o solo em capacidade de campo. A capacidade de campo refere-se à quantidade máxima de água que um solo pode reter quando a maior parte de seus poros (exceto os poros maiores) estiver cheia de água. Como nem sempre é simples essa identificação, o DataFarm recomenda que a medição seja realizada em até 48h após uma chuva intensa.
6. Eu preciso medir os pontos seguindo alguma ordem?
Não. O PenetroView permite agrupar os dados em pastas chamadas talhões, você pode utilizar essa funcionalidade para organizar as medições, independente da ordem seguida. Se for utilizar o DataFarm, o sistema irá utilizar as coordenadas GPS para distribuir os pontos nos contornos desenhados. Nem a ordem dos pontos nem o agrupamento em talhões são utilizados pelo DataFarm.
7. Ele funciona em qualquer tipo de solo, mesmo com pedras?
Depende. Para solos com muitas pedras recomendamos realizar mais de uma medição para observar se o comportamento geral do gráfico se repete. Dessa forma, será possível identificar se houve a influência de pedras em alguma das medidas. Em solos com um volume de pedras muito alto pode ser inviável a utilização de qualquer penetrômetro de cone.
8. O equipamento tem os outros cones de medição?
No momento não. Buscamos simplificar a operação do equipamento adotando o tamanho de cone intermediário, aplicável para a grande maioria dos solos brasileiros. Para solos extremamente siltosos pode ser mais fácil a utilização de um cone menor, que irá exigir menos força do operador no momento da medição, mas esse cone dará resultados menos precisos. Já para solos extremamente arenosos o cone maior pode dar resultados mais precisos, porém com maior força do operador. O cone intermediário que acompanha o equipamento apresenta um bom equilíbrio entre precisão e facilidade de medição para a maioria dos cenários. Mesmo os outros equipamentos do mercado que aceitam outros cones enviam apenas o cone intermediário por padrão.
9. O equipamento exige recalibração com frequência?
Não. O medidor de força do PenetroView é como uma balança digital, e é calibrado e testado em nossa fábrica antes do envio. Uma recalibração pode ser necessária se o equipamento sofrer uma queda ou esforço excessivo. Se estiver desconfiado que houve perda de calibração entre em contato conosco!
10. O aplicativo é pago?
O aplicativo DataFarm PenetroView é gratuito e não exige assinatura do DataFarm para ser utilizado. Com esse aplicativo é possível extrair os dados do equipamento através do bluetooth, exportar planilhas com os dados e gerar relatórios em PDF das medições realizadas.
11. Vou ter mais algum custo para usar o equipamento?
Não. Após adquirir o equipamento ele será 100% seu, para sempre. Nenhuma funcionalidade dele deixará de funcionar ou exigirá assinaturas.
12. Consigo terminar a medição antes de chegar em 60cm de profundidade?
Sim. Para isso basta clicar em algum botão. É necessário que a medida tenha pelo menos 10cm de profundidade para ser salva.
13. Cada pessoa tem uma força diferente, isso influencia a medição?
Não. Pela 3a lei de Newton (lei da ação e reação), a força que o operador irá realizar será apenas aquela necessária para o cone perfurar o solo. Se a medição for realizada por profissionais com diferentes condicionamentos físicos, mas for realizada com a mesma velocidade, então, fisicamente terão realizado exatamente o mesmo trabalho e a mesma força. A velocidade de medição recomendada pela norma ASAE S313.3 é de 3cm/s, ou seja, uma medição de 60cm deve levar no mínimo 20 segundos.
14. Ele mede em MPa ou KPa?
O megapascal e o quilopascal são dois múltiplos da mesma unidade de medida pressão, o Pascal. Temos que 1MPa = 1000KPa. O equipamento exporta os dados para o pen-drive em escala de KPa. A escala MPa é utilizada em todos os gráficos, na tela do equipamento, no aplicativo do equipamento e no sistema DataFarm.
15. Porque ele é melhor que os outros do mercado?
Nosso equipamento foi projetado para ser mais fácil de usar. Fizemos a inclusão de diversos sensores que auxiliam na medição e garantem uma medição mais correta. Com a tela gráfica você vê a compactação na hora da medida e também pode ver os gráficos no celular.
16. Qual o tempo de garantia do equipamento?
O tempo total de garantia é de 12 meses a partir da data da compra. Nos primeiros 3 meses nós cuidamos de tudo, inclusive do transporte do equipamento defeituoso. Nos 9 meses seguintes apenas o transporte fica por conta do cliente.
17. Onde fica localizada a assistência técnica?
Nossa assistência técnica fica localizada em Campinas-SP.
Usando o Equipamento
1. O equipamento não liga
O equipamento pode estar sem bateria. Conecte o carregador na tomada e no equipamento. Deixe carregando por pelo menos 3 horas seguidas. Verifique se a luz do carregador fica vermelha, o equipamento só estará carregando se a luz do carregador estiver avermelhada. Caso a luz do carregador esteja verde ou apagada verifique possível mau contato na tomada.
2. Conectei para carregar, mas ele não carrega
Se o equipamento estiver ligado, desligue o equipamento no botão liga-desliga. O equipamento não irá indicar carregamento se a tela estiver ligada. Verifique se durante a recarga a luz do carregador fica vermelha. O equipamento só estará carregando se a luz do carregador estiver avermelhada. Caso a luz do carregador esteja verde ou apagada verifique possível mau contato na tomada ou má conexão no equipamento.
3. Quando tento fazer a medida o equipamento fica apitando e acusando “Rápido demais”, mesmo com o equipamento parado
Ao realizar a medição, faça a limpeza de 1 palmo ao redor da base refletora. Se necessário, remova ou deite plantas ao redor. Esse procedimento é necessário para evitar que plantas obstruam o campo de visão do sensor de distância, atrapalhando a medição. Ventos muito fortes também podem interferir na medição. Se mesmo realizando esse procedimento você ainda tiver problemas com a medição, por favor entre em contato com o nosso suporte via WhatsApp abaixo.
4. Faço a medição normalmente, mas dá erro no final
A medição só terá sucesso se todos os intervalos de 1cm em 1cm no gráfico forem preenchidos durante a medição, até a profundidade medida. Coisas que podem causar esse erro são:
- Interferência no sensor de distância causada por plantas, joelhos, sapatos, etc, entre o sensor e a base refletora;
- Interferência no sensor de distância causada por ventos fortes;
- Medição iniciada com o cone já penetrado no solo;
- Medição feita em excesso de velocidade (mais de 6cm/s).
5. No meio da medida ficou faltando barras no gráfico
Coisas que podem causar esse erro são:
- Interferência no sensor de distância causada por plantas, joelhos, sapatos, etc, entre o sensor e a base refletora;
- Interferência no sensor de distância causada por ventos fortes;
- Medição iniciada com o cone já penetrado no solo;
- Medição feita em excesso de velocidade (mais de 6cm/s).
6. Após a medição o equipamento não sai da tela “Aguardando sinal GPS”
O equipamento só irá obter a geolocalização quando estiver em área descoberta, distante de prédios e árvores de grande porte. O dispositivo GPS presente no equipamento geralmente obtém uma localização válida em poucos segundos, porém quando o equipamento fica muitas horas desligado será necessário aguardar mais tempo. Isso ocorre porque o dispositivo GPS obtém e memoriza uma uma informação chamada efemérides, que acelera bastante a obtenção de uma geolocalização. Quando fica muitas horas desligado, o dispositivo GPS fica com informações de efemérides desatualizadas e precisa primeiro obter essas informações a partir dos satélites, para só depois obter uma geolocalização, o que pode levar alguns minutos.
7. Durante a medição parece que o gráfico não aparece na tela
Esse não é um comportamento normal. Qualquer valor de compactação acima de 0,2MPa já deve causar alteração significativa no gráfico em tempo real. Caso a medição seja finalizada e os valores do gráfico estejam muito baixos ou zerados entre em contato conosco pelo WhatsApp abaixo.
Usando o DataFarm
1. Fiz o grid de pontos, como faço para ir no lugar certo medir?
Utilize o aplicativo DataFarm Coleta. Para mais detalhes siga o guia passo-a-passo sobre como gerar um mapa de compactação utilizando o sistema DataFarm e o penetrômetro digital DataFarm PenetroView.
2. Os nomes dos talhões no DataFarm devem ser iguais aos números de talhão do PenetroView?
Não. O número de talhão no equipamento serve apenas para agrupar os pontos em “pastas”. Ao subir os dados no DataFarm, o sistema utiliza apenas a geolocialização de cada ponto para decidir em qual gleba ele será distribuído. Isso facilita todo o processo e minimiza a ocorrência de erros. A escolha do nome da gleba no DataFarm é totalmente livre.
3. Quando faço o upload do arquivo de compactação aparece o erro “Dados inconsistentes”
Isso geralmente acontece quando o arquivo de compactação contém alguma medição realizada fora das áreas desenhadas no DataFarm. Como o DataFarm utiliza a geolocalização de cada ponto para decidir em qual gleba ele será atribuído, quando um ponto fica fora de todas as glebas o DataFarm não consegue atribuir esse ponto e retorna esse erro. Se você realizou algum teste do equipamento antes de ir a campo você pode apagar esse ponto do equipamento antes de exportar e exportar novamente, ou então desenhar uma gleba no DataFarm que contenha esse ponto.
Outra causa comum de problemas de upload é a alteração do arquivo em outros softwares, como o Microsoft Excel ®. Ao abrir o arquivo em outros softwares, não salve novamente o arquivo. Sempre faça o upload do arquivo original, sem alterações, no sistema DataFarm.
4. Subi o arquivo e não deu erro, mas ele desapareceu
Verifique se a opção “Resistência do Solo” está marcada nos filtros de exibição de arquivos. Verifique se o proprietário escolhido foi o mesmo para o qual foi feito o upload. Verifique se a data do arquivo atende ao filtro de datas. Mesmo que o arquivo não apareça nessa tela, verifique se o ícone “R” aparece na linha do tempo.
5. Subi o arquivo e não deu erro mas o ícone “R” não aparece na linha do tempo
Pode ser necessário aguardar vários minutos para a geração dos mapas de compactação. Tente atualizar a página ou até sair e entrar novamente no sistema. Verifique se o proprietário/gleba selecionados estão corretos. Caso o problema persista entre em contato com a gente através do WhatsApp abaixo.
6. Tentei gerar imagens de satélite mas não apareceu nenhum satélite na linha do tempo
As imagens de satélite são obtidas de 5 em 5 dias, mas apenas as imagens de satélite com baixo percentual de nuvens são exibidas. Caso deseje visualizar todas as imagens de satélite, mesmo com a presença de nuvens entre em contato com o nosso WhatsApp abaixo.
Alguma dúvida? Pergunte para um Especialista
Nossa equipe conhece cada detalhe do equipamento e esta à disposição para te ajudar.